Principais tendências em tecnologia para a área financeira em 2022

A inovação digital é uma realidade transformadora para todos os segmentos, e no setor financeiro não é diferente. Neste conteúdo da Softmed, vamos conhecer as principais tendências deste ano no que se refere a tecnologia financeira e como elas podem impactar o dia a dia das empresas.

Como a tecnologia vem favorecendo o setor financeiro

Com a chegada da pandemia nos últimos dois anos, o comportamento do consumidor – que antes mesmo já vinha sendo redefinido pelas compras cada vez mais frequentes pela internet – se evidenciou. Muitas plataformas, e-commerces e sites, de modo geral, investiram em soluções como formas de pagamento mais modernas e seguras, processos de automação e soluções integradas com a finalidade de proporcionar uma experiência melhor ao usuário e maior faturamento para as empresas.

Este novo contexto já conta com  números que o comprovam. Em 2021, foram investidos cerca de US$ 8,85 bilhões de dólares em startups braileiras, segundo relatórios do Distrito Dataminer. E as fintechs, que correspondem às startups do setor financeiro, recebem os maiores investimentos, chegando a pelo menos US$ 311 milhões no ano passado. E para o final de 2022, o crescimento esperado do setor é de cerca de 35%.

Mas quais principais tecnologias desenvolvidas já contribuem com este cenário econômico promissor? Vejamos a seguir.

1 – Tecnologia volta a pagamentos

Sistema de pagamentos instantâneos, o PIX veio pra ficar. Com isso, os cartões de débito e crédito, meios mais comuns de pagamento até bem pouco tempo, vão caindo gradativamente em desuso.

Futuramente, tudo indica também que contaremos com uma moeda brasileira totalmente virtual, que já vem sendo planejada pelo Banco Central. 

2 – Hiperautomação

É a integração de diferentes ferramentas como I.A. (inteligência artificial), RPA e machine learning. Toda esta tecnologia permite que seja otimizada uma série de processos sem que haja a necessidade de intervenção humana.

3 – Compras conjuntas e associativismo empresarial

Possibilita que empresários de organizações diferentes tenham acesso a novos mercados, além de excercerem uma competitividade saudável, o que favorece o crescimento de cada segmento como um todo.

4 – Transações digitalizadas

Um forte exemplo do que chamamos de digitalização de transações financeiras são as criptomoedas. Isso tende a ganhar cada vez mais espaço em um futuro breve. A tecnologia torna todo o processo de movimentações financeiras mais dinâmico, seguro e independente de certas regulações locais.

5 – Compras por reconhecimento facial

O recurso, que já é utilizado para outras finalidades, pode também ser aplicado na hora de pagar as suas compras sem que haja a necessidade de toques na tela pelo usuário.

6 – Nuvem para setor financeiro

Com investimentos cada vez mais expressivos neste segmento, é necessário contar com uma infraestrutura que atenda de forma eficiente e segura toda esta demanda. Para isso, existem nuvens específicas, desenvolvidas especialmente para este mercado.

A Softmed Sistemas desenvolve, há mais de 35 anos, softwares para os mais variados setores. Nossas soluções são feitas para atender as necessidades de cada empresa com inovação e segurança. Quer saber mais sobre os nossos sistemas e como podem contribuir com o dia a dia de sua empresa? Entre já em contato conosco!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Mais Artigos