Venda de imóveis segue crescendo mesmo com alta da Selic

O mercado imobiliário vem aproveitando os bons ventos nestes últimos meses. Isso porque mesmo com o aumento da taxa Selic, a venda de imóveis segue crescendo progressivamente. Mas, você sabe quais movimentos da economia podem ter proporcionado este efeito? E mais: quais as melhores estratégias para se beneficiar deste momento? Descubra agora no conteúdo da Softmed.

Como a taxa Selic afeta o preço dos imóveis?

A Selic (sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros e, em algum nível, afeta todas as outras taxas que movimentam a oferta de produtos e serviços que giram a nossa economia.

A taxa flutua de acordo com a inflação, que gera impacto também no preço dos imóveis e nas linhas de crédito imobiliário. Isso significa que, quando a taxa Selic está em alta, o índice de inadimplência de financiamentos cresce e a própria procura de muitas pessoas que sonham conquistar a casa própria, diminui.

Mercado imobiliário segue aquecido mesmo com alta da Selic

Mas, curiosamente, mesmo com o aumento da taxa Selic, a compra de imóveis no Brasil segue em curva crescente. Segundo o levantamento mais recente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em conjunto com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas),  foram comercializadas 36.982 unidades entre os meses de janeiro e março deste ano. O número representa um aumento de cerca de 6,2% em comparação ao mesmo período de 2021.

O cenário também foi refletido nos empreendimentos recém-lançados. Enquanto em 2021, no mesmo período, contou com o lançamento de 26.380 imóveis, neste ano foram 26.973, representando um crescimento de 2,2%.

Este movimento otimista indica que o mercado imobiliário é um dos principais setores que apresentam recuperação da economia na pós-pandemia. E isso se deve a dois fatores:

1) Estratégias de investidores que desejam diversificar sua carteira e enxergam nos empreendimentos imobiliários boa liquidez, geração de renda passiva, entre outros benefícios.

2) O desejo da casa própria, algo muito característico da cultura brasileira. Muitas famílias querem realizar este sonho porque associam o imóvel próprio a segurança e patrimônio.

Quer aproveitar também este momento favorável e alavancar as vendas de imóveis? A Softmed conta com modernos Sistemas de Gerenciamento e Gestão de Imóveis, Avaliação Virtual de Imóveis, entre outras ferramentas que vão auxiliar a sua empresa a ser mais eficiente através da obtenção de dados precisos e completos dos imóveis administrados. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato agora mesmo.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Mais Artigos